terça-feira, 18 de março de 2014

Torresmo do bom

Não sou uma master da cozinha, nem sei usar muitos dos utensílios. Mas tem coisas que são superiores ao nosso conhecimento e gosto pessoal. As cozinhas e receitas carregam tradições e também contam histórias de vida, de família, de domingos... E mesmo sem saber tanto e sem nem mesmo ter uma técnica aprimorada ou alguma receita que eu tenha inventado e que dela possa me orgulhar, entendo que tenho que divulgar a "fórmula" para fazer... torresmo!

Os mais entendidos de cozinha, por favor, não me massacrem: o que sei talvez seja primordial e talvez você tenha uma receita diferente, mais eficiente ou com maior apelo afetivo. Mas veja bem, minha intenção é boa. Entre meus amigos, uns poucos GOSTAM de torresmo com aquele brilho no olhar. Eles são poucos, mas eu os invejo!

Não sei o que deu errado comigo, porque o que eu sinto por torresmo é mais uma simpatia do que paixão. Eu queria gostar dele, porque hoje eu só posso dizer que "dá pra comer". Mas não quero que pensem que eu falo de uma religião como alguém que é ateu. Apesar da minha rejeição, eu já decidi que quem escolhe pelo meu estômago sou eu! Sei que um dia vou me deliciar com um "nédio toucinho" quentinho saindo da frigideira.

Tem gente que nasce com talento, predestinado. Mas tem gente que chega lá com esforço e dedicação, treina e treina, até atingir seu objetivo. E um dos meus é poder dizer, um dia, eu gosto de torresmo! Talvez eu só não tenha provado o certo ainda...

A última feijoada que comi foi pseudo feita por mim (come on, nunca se pode desperdiçar carne e talvez errar nos temperos), porque meu pai ajudou bastante. Entre as coisas que ele fez, foi mostrar o jeito de se fazer torresmo:

A feijoada seria servida no sábado na hora do almoço, então, na sexta-feira à noite ele fritou o toucinho picado pela primeira vez e depois deixou de um dia para o outro. Ficou assim:

torresmo como fazer

No dia seguinte, um pouco antes de servir a feijoada, ele fritou novamente e aí sim o torresmo ficou do jeito certo para ser consumido: crocante e sequinho.

Caso você queira comer torresmo à noite e não de dia, como nós fizemos, no livro "O que Einstein disse a seu cozinheiro", a definição de "de um dia para o outro" explica que esse período significa 8 a 12 horas de descanso. Desse jeito, você pode fazer a primeira fritura lá pelas 10 da manhã, fazer a segunda por volta das 17h e comer no happy hour caseiro :) (esse livro explica várias curiosidades do mundo da cozinha, reações químicas e desvenda mitos, como o caso de fritar um ovo no asfalto. Muito, muito legal!).

torresmo como fazer

"Enquanto ao lado, em fogo brando 
Dismilingüindo-se de gozo 
Deve também se estar fritando 
O torresminho delicioso 

Em cuja gordura, de resto 
(Melhor gordura nunca houve!) 
Deve depois frigir a couve Picada, 
em fogo alegre e presto." <3 <3 <3 
literatura de bar em "Feijoada à Minha Moda", do Vinícius de Moraes.


Então, duvido que você não lembrou do melhor torresmo que provou até hoje! 
Conta aí embaixo pra mim :) 

Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe sua opinião sobre esse post ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...