Quando chegamos no Peru já tínhamos nos acostumado com ônibus quebrado, goteiras na cabeça, ônibus subindo em barranco... então quando o David nos disse que duas companhias de ônibus eram muito boas e que a gente não teria problemas, nem levamos tãão a sério.
Primeiro usamos a Oltursa para ir de Arequipa até Cusco. Pagamos 60 soles pela passagem, que incluía jantar, cobertinha e uma "comissária de bordo". A viagem levou cerca de 10 horas e, como fizemos de noite, chegamos até que bem descansados em Cusco.
Na segunda, como íamos de Cusco até Lima e seriam 20 horas (SIM, VINTE HORAS DE VIAGEM GENTE), e seria a última viagem, decidimos ostentar e ir com a Cruz del Sur. Pagamos 185 Soles pela passagem, cerca de R$ 160, mas foi o serviço mais vip que eu já vi na minha vida!!! O banco do ônibus era de couro, tinha WI-FI, carregador para celular/notebook (!!!!), televisão com filmes, música, desenhos (juro!), ar-condicionado, cobertinha, travesseiro, o banco reclinava o suficiente para você dormir tranquilo, eeee tínhamos direito a jantar e café da manhã!
Essa foi minha reação quando eu entrei no ônibus:

Uma coisa legal dessa empresa é que eles têm o próprio terminal deles! Tipo, não utilizam a rodoviária. Você vai no terminal, que é bem similar a um aeroporto, só que bem menor, obviamente. Faz seu despacho de bagagens e fica esperando chamarem para o seu embarque. Tem até um segurança que faz a inspeção dos itens que você leva na bagagem de mão. Além disso, quando você vai comprar a passagem, te perguntam que prato você gostaria de jantar e se você é vegetariano. Essa foi a janta:
![]() |
A comida era saborosa mesmo, e ainda tinha sobremesa e cafezinho servido depois da refeição! |
Para o café da manhã, tivemos um danoninho, um pão com presunto OU queijo (achei isso estranho), uma barra de cereal e café. O único problema, para mim, é que o WI-FI não funcionou durante a viagem toda, apesar de ter funcionado durante boa parte. Ah, e a viagem levou 22 horas ao total, 2 a mais que o previsto. Mesmo assim, acho que vale muito a pena e recomendo o serviço!
Nunca viajei em um ônibus desse padrão no Brasil, então não sei comparar... mas quando precisei vir do Rio de Janeiro para Campinas, paguei uns R$ 90 na passagem e não tinha absolutamente nada no ônibus. E, tipo, foi uma viagem de umas 9 horas! Eu acho ok pagar bastante por um serviço quando você vai ter um retorno, né, porque aí não é caro, é justo. Mas é sacanagem ter que pagar caro, não ter ao menos opção de empresas e receber um serviço bem meia-boca. Por isso deixo aqui a dica da Cruz del Sur e um suplício para que as empresas de ônibus brasileiras, se não puderem melhorar, que deixem as passagens a um preço equivalente ao do serviço oferecido.