sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Subindo na escala social pela gastronomia "Peru Sabe: La Cocina, Arma Social!"

Quando estávamos em Arequipa, por termos ficado na casa do David, que é peruano, conseguimos entender bem o espírito dos peruanos no quesito comida. Eles têm uma diversidade tão grande de alimentos e valorizam muito isso. Sem contar que as refeições são muito fartas. No meio disso, o David comentou com a gente que faz alguns anos começou esse movimento de “amamos a gastronomia peruana” dentro do país, e que um dos responsáveis por isso era o Gastón Acurio - o Alex Atala do Peru, se me permitem, hehehe

Fuçando em uns filmes, vi que o próprio Gastón fez um documentário junto com o chef espanhol Ferran Adrià, “Perú Sabe: La cocina, arma social!”,  justamente sobre como a gastronomia está funcionando como um agente de inclusão e transformação social para pessoas que não tinham muitas alternativas na vida. Eles falam diversas vezes que hoje o sonho de um jovem não é ser jogador de futebol ou atriz, mas ser um chef. 

Uma parte do documentário foi gravada em Machupicchu, já que eles também tratam da cultura inca. Além disso, o filme mostra casos em que algumas famílias resolveram - por força maior ou não - mudar de área profissional, e escolheram trabalhar com o cultivo de alimentos orgânicos, ou que começaram o plantio de cacau como alternativa à plantação de coca, por exemplo. Ah, e o Atala também tá lá :D 

Eles visitam a Pachacútec, que é uma escola de gastronomia sob direção do Gastón. Ele explica que o curso tem duração de três anos, mas que o primeiro é como se fosse uma reconstrução da vida dos estudantes que, em geral, tiveram uma história bem difícil até aquele momento. 

"Hay que verlo porque es un sopro de otimismo!" - Ferran Adriá 
Clicando aqui dá para assistir online ou fazer o download do documentário :) 





“Sabes lo que tenes y sabes como hacerlo” é a frase que o Adrià usa para dizer o porquê das coisas estarem indo bem no  Peru. Tipo, com um bom solo e sabendo o que a região em que a pessoa mora pode oferecer, dá para saber o que é possível produzir ali e como fazer isso. Eu sei que cada país é um país, mas acho impressionante que aqui no Brasil a gente esteja acostumado a sempre comer o mesmo tipo de milho, o mesmo tipo de batata, o mesmo tipo de arroz... sendo que ali no Peru é super normal você ir a um mercardão e encontrar essa variedade que encontramos no Mercado de San Pedro, em Cusco:






Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe sua opinião sobre esse post ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...