domingo, 27 de maio de 2012

Portugal: Queima das Fitas - Serenata

Há cerca de três semanas estava acontecendo aqui em Porto a famosa QUEIMA DAS FITAS. Essa festa carrega o peso de ser chamada de melhor e maior festa universitária da EUROPA. Para quem é intercambista é bem difícil entender o significado de tudo que se passa nessa semana, já que há festa toda noite e férias da faculdade ao mesmo tempo... tem que rolar uma concentração para acompanhar tudo que eles fazem!

A história da queima é bem longa, e advém da "Festa da Pasta", iniciada no Porto em 1920 por estudantes de Medicina, e em Coimbra um pouco antes, em 1918. Antigamente, a festa representava a despedida dos finalistas, que passavam suas pastas (uma pasta que carregam e que faz parte também do traje) aos que estavam no penultimo ano de faculdade, rumo ao último. Hoje ela celebra dois momentos: a primeira vez que os caloiros vestem o traje (tão polêmico e que eu expliquei aqui) e o último semestre dos veteranos que se formam em julho. Ou seja, é a maior concentração de pessoas trajadas por metro quadrado que todos têm a oportunidade de ver! Além dos caloiros e doutores finalistas, tem muito, muito, muito pai e mãe de família vestindo a capa de novo e indo para as cerimônias.

Eu já disse em outro post o quanto eles levam isso tudo a sério, e realmente, eu me assustei quando me dei conta de que essa foi a ÚNICA coisa que parou a cidade durante o tempo em que eu estou aqui. Natal? Blé... Ano novo? Blé... Carnaval? Blé... Porto campeão nacional? máromenoss.. mas na queima, meu Deus! A cidade toda parou mesmo, foi impressionante!

Como eu ainda não tinha ido visitar Coimbra, achei que seria uma boa ir lá durante a queima, já que a de lá começava antes da de Porto e poxa, é A cidade universitária de Portugal, né. Esse aqui foi o vídeo promocional, ó:



Bom, fui com mais alguns amigos e a expectativa estava lá em cima, mesmo não sabendo bem como funcionava.  Na noite da serenata é também quando os caloiros vestem o traje pela primeira vez e têm suas capas traçadas. Explico: quando se veste o traje à noite, a capa sempre tem de estar escondendo qualquer parte branca da roupa que o universitário esteja usando, mas para podertraçar sua capa, claro, tem todo um protocolo, a la vida portuguesa mesmo.

Abaixo está a primeira imagem que vimos ao chegar na Sé Velha, praça onde acontece a Serenata. Isso é só o que dava prara mostrar, pois toooodas as ruazinhas que davam nessa praça estavam completamente lotadas e intransitáveis.

foto de Giuliana Ananias Wolf
Praça da Sé em Coimbra na Queima das Fitas de 2012 - 1º dia: Serenata





































 Aviso para quem um dia pensa em ver a queima: a serenata acontece sempre na primeira noite e, não há agitação, todo mundo vai para ficar quietinho ouvindo FADO. Se você já conhece o fado, já percebeu qual a vibe da coisa. Se não, dá um play nesse vídeo e vai entender exatamente como é. Aí, você junta essa música com o sentimento de estar acabando a faculdade. É como se fosse uma festa de formatura que dura para sempre hahaha nunca ví gostarem tanto de sofrer com despedidas como nessa noite... 


Na segunda noite da queima de Coimbra, fomos à festa propriamente. A festa acontecia no "queimódromo" e é um misto de Rodeio (só que sem os tourinhos e peões) com as festas dos jogos universitários. Não falta bebida, gente nova e música. Lá em Coimbra teve o show do REVELAÇÃOOO (muuuito bom, btw), PLUS vááárias tendas com todos os tipos de música. Em cada tenda tinha também um tipo de bebida. Recadinho para a organização: ano que vem vocês podiam colocar mais do que só uma barraca com shots, né!

foto de Giuliana Ananias Wolf
Uma das tendas na Queima de Coimbra


















 

O queimódromo teve nossa companhia até as 6 da manhã, quando já tinha acabado tudo mesmo e viemos para Porto direto. No mesmo dia ainda tínhamos que ir à queima daqui! Não encontrei os números de Coimbra, mas aqui a festa movimenta cerca de 350.000 estudantes (!!!!!), de acordo com a Federação Acadêmica do Porto. Olha só umas coisas que eu registrei durante a primeira noite: 

foto de Giuliana Ananias Wolf



+ Reparem que nesse vídeo aqui em cima, logo no comço, nenhum dos trajados tem a capa traçada...

Bom, essas imagens e vídeos foram feitos na Praça dos Leões, local onde está a Reitoria da Universidade do Porto. Na verdade, todos chamam alí de Piolho, pois há também um bar com esse nome que se tornou "legendary". Prometo post sobre ele ainda! Dá para ver no vídeo a agitação que acontecia no dia, né? Depois disso tudo, fomos para o queimódromo. Aqui é bem diferente de Coimbra, pois ao invés de tendas, há barraquinhas de toooodos os cursos das universidades aqui de Porto.  Quem monta, trabalha e toca o negócio são todos estudantes. O legal (ou confuso) é que cada uma delas toca uma música diferente e extremamente alta, ao mesmo tempo! E todoas estão coladinhas, então depois de umas biritas, o negócio vai ficando difícil... é gente que chega em casa e não reconhece a mãe, gente que não sabe como voltou para casa, gente que se perde, gente que faz xixi no lugar errado e por aí vai...

queima das fitas porto
Barraquinhas na queima (imagem de www.fap.pt)











Até aqui, só falei da primeira noite da queima das fitas, imaginem que ainda há outas cinco noites! Vou fazer uma série de posts explicando cada uma delas e o porquê de tudo. Até a próxima =)

Beijos, Giu!
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe sua opinião sobre esse post ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...