quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Você tem fome de quê? - Edição Manaus


Porto - Raissa Chaves Atzingen

Estudante de psicologia, vive no Porto, em Portugal, já há dois anos. A diferença do dia-a-dia quando comparado à Manaus, capital do Amazonas, cidade onde ela vivia antes, é gritante. Além do clima, que obviamente é muito distinto em cada um dos lugares, a cidade invicta portuguesa, apesar de oferecer pratos tão bons quanto famosos, não a faz esquecer-se das iguarias do norte do Brasil.

O sanduíche de tucumã com queijo coalho ou banana frita é uma delas. A fruta, descrita pela estudante como levemente amarga, vem de uma palmeira e é própria do norte brasileiro. Logo, não pode ser encontrada em terras lusitanas. Por saudades do lanche, a estudante disse quase só ter comido isso durante as primeiras férias que veio ao Brasil, depois de dois anos fora.

Se tu nunca escutou o sotaque manauara, dá o play e mata logo a curiosidadeee, meu filho! 


Bem acostumada com a cultura local,  seus pratos prediletos são também objeto de cobiça dos que ficam do lado de cá do oceano, como o bacalhau com natas, que, no bandejão da universidade onde estuda, a Universidade Portucalense, é trivial e pode ser comprado por nada mais que cinco euros. Também, a alheira de Mirandela, tipo de linguíça defumada, cuja receita é muito difícil de fazer, e com dificuldade, pode ser encontrada no Brasil.


Em seus planos, ainda há o projeto de continuar no Porto por, pelo menos, mais três anos. E para isso ser mais prazeroso ainda, encontrou lugares onde pode comer comida brasileira, quase como a original. Para outros que talvez estejam aflitos com saudades da terrinha, ela deixa as dicas:

1 - Prato feito do "O Chimarrão" - rede de restaurantes presente em quase todos os shoppings da cidade - que leva arroz, feijão preto, coxa de frango, picanha, lingüiça, salada, batata frita, farofa, ovo frito e banana empanada! Tudo isso por 5 euros.

2 - Pão de queijo do supermercado "Pingo Doce", pode ser comprado congelado ou quentinho, feito na hora. Depende da sua sorte!
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe sua opinião sobre esse post ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...