segunda-feira, 5 de maio de 2014

Para se sentir no Rio de Janeiro: moela

Hoje é segunda-feira, mas acho que fiquei mal acostumada por todas as comidas de bar que comi no sábado, que já estou com saudades. Dos petiscos e também das férias, do carnaval, do Rio de Janeiro... que foi exatamente onde eu comi moela pela primeira vez. Acho engraçado que a gente só entende que não manja de nada, quando acaba de conhecer uma coisa nova. Eu pensava que tava sabendo de tudo porque comia joelho de porco, daí, PAN, fui pro Rio passar o carnaval e fui apresentada à moela. IN YOUR FACE, GIU! 

Em minha defesa tenho a dizer que esse prato não é devidamente valorizado e, se eu nunca tinha provado, foi por falta de conhecer. Como podemos não querer algo que nem sabemos existir? Pois bem. Acontece que eu também gosto de estar num lugar e conhecer um prato novo que, de preferência, eu consiga fazer quando estiver em casa. Porque aí, quando eu estiver em casa e fizer aquele prato, vou lembrar do lugar onde eu comi ele pela primeira vez e das pessoas que estavam comigo. Afinal, comer é sempre sobre partilhar. (menos quando eu tô com fome demais e não quero dividir RERE)

Por isso, com muita honra, trago aqui a receita da Moela da Camille e do Obama que, cada vez que eu faço, dou uma adaptada de acordo com a situação da geladeira! hahaha Uma das melhores coisas sobre a moela é o preço dela. Da última vez que comprei, em Campinas, paguei R$6 por um quilo e meio! Delícia. Vamos ao prato:

os ingredientes:
1 kg de moela 
meio pimentão verde
meio pimentão vermelho 
2 tomates 
1/4 de cebola 
1 dente de alho 
bacon (a vontssss yessssss)
calabresa (opcional)
salsinha 
cebolinha
coentro (opcional)
batata (opcional)
óleo 

1- Comece limpando a moela. O objetivo é tirar essas partes amarelas que aparecem aqui nas fotos. Nem precisa de faca, só a força da água e ir puxando com a mão já é suficiente. Mas é importante tirar tudo! A moela é como se fosse o estômago do frango e essas partes amarelas são restos de ração/milho (ou qualquer outra coisa que não precisamos saber), ou seja, LIMPA ISSO! 

moela receita Rio de Janeiro
moela receita Rio de Janeiro
2 - Depois que está limpo, colocar na panela de pressão por uns 20 minutos. 

moela receita Rio de Janeiro
3 - Aí, enquanto a carne cozinha, você vai cortando os outros ingredientes, pimentões, tomates, cebola, bacon, calabresa… e tomando cerveja.

moela receita Rio de Janeiro
moela receita Rio de Janeiro

moela receita Rio de Janeiro


moela receita Rio de Janeiro

 4 - Eu coloco coentro na receita, mas tem gente que não gosta e, mesmo quem gosta, tem que tomar cuidado porque ele tem um sabor bem pronunciado, então se colocar demais, fica difícil depois, hehe 

moela receita Rio de Janeiro



moela receita Rio de Janeiro

5 - Quando os vinte minutos da pressão terminarem, tire a moela e reserve a água, metade dela vai servir para mais tarde.
6 - Coloque óleo em uma panela e refogue o alho, cebola, bacon, calabresa (nhami)…. depois de um pouquinho, jogue o tomate, pimentão, batata… quando tiver aquele cheiro maravilhoso, comece o próximo passo:
7 - Joque a moela de volta e dê uma misturada, e um pouquinho depois, coloque um pouco daquela água do cozimento, o suficiente para cobrir todos os ingredientes.

moela receita Rio de Janeiro
moela receita Rio de Janeiro
 8 - Deixe tudo cozinhar por 20, 30 minutos e quando você não conseguir mais sentir o cheiro sem salivar, é porque tudo está pronto.
tcharammmm:

moela receita Rio de Janeiro
Para acompanhar, caipirinha (de cachaça, né) de laranja e pãozinho. 

EEEE, só comer agora :) 

Comentários
5 Comentários

5 comentários :

  1. Vc conhece o presidente?

    ResponderExcluir
  2. É tomate ou molho de tomate?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serve os dois! eu prefiro colocar tomate, mas na falta, o molho de tomate serve também! ou vc pode pôr os dois juntos... só tem que tomar cuidado com a acidez, ir medindo isso e talvez colocar um pouco de açúcar ou cenoura para quebrar!

      Excluir

Deixe sua opinião sobre esse post ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...