domingo, 3 de agosto de 2014

Você tem fome de quê? - Edição Minnesota

A vida tem ironias. A Fernanda sempre gostou do tom das batatas, então seguia a vida dentro dessa escala de cor: arroz, batata, batata frita, franguinho... verde, rúcula, alface? Nunca! vermelho, morango, tomate, pimentão? Jamais!

Aí ela foi fazer um intercâmbio nos Estados Unidos, onde eu sempre imaginei que seria o paraíso para tal paladar. Mas, como eu disse, a vida tem ironias. E acabou que ela foi morar na casa de uma família... vegetariana!

Achei muito curioso porque, primeiro, para mim, viajar é antes de tudo comer as coisas típicas da cidade/país. Segundo porque, oras, comer é bom mesmo e pronto! Pedi, então, que ela contasse como tem sido a experiência: o que ela mais sente falta do Brasil e o que ela mais gostou de comer e conhecer em St. Paul, capital de Minnesota!

Fernanda Domiciano
A Fer é jornalista - estudamos juntas na faculdade!

“Quem me conhece sabe que eu nunca comi direito e sempre tive muito receio de novas experiências gastronômicas. Nunca, por exemplo, tinha comido alface e rúcula (parece mentira, mas é verdade). Vim morar na casa de dois vegetarianos, com uma filhinha de um ano e meio que chora porque quer mais beterraba! Estou me adaptando e comendo coisas que obviamente tem no Brasil, mas que eu nunca tinha comido, porque para isso, precisava sair da minha zona de conforto. 

Os Estados Unidos não é um país muito conhecido por sua gastronomia, né? Na verdade é, mas por hamburguer e pelas redes de fast food... O que tenho percebido é que temos uma imagem meio deturpada da alimentação americana. Antes de chegar aqui eu realmente pensava que eles comiam hambúrguer e batata frita todo dia. Quando conto pros americanos que conheço, eles morrem de rir.

É claro que aqui tem hambúrguer - mas confesso que vejo muito mais restaurantes Subway do que Mc Donalds - mas as pessoas parecem não comer isso o tempo todo, pelo menos em casa. Além da casa que estou, já passei três dias em uma outra - que não tinha membros vegetarianos - e as refeições foram parecidas. Muita verdura, legumes e frutas no jantar. 

Fui em uma festa pra ver o final da Copa do Mundo, no dia que eu cheguei, e as pessoas comiam muita cenoura crua, como se fosse batata frita. Vi gente comendo cenoura desse jeito em um evento de ski aquático. Um família colocou suas cadeirinhas pra ver o show, abriu uma cesta e tirou um potinho cheio de cenoura. Abriu um outro potinho de humus, molhou a cenoura e comeu tudo.

Minnesota, St. Paul
Aqui quando tem evento free as pessoas levam cadeirinhas, estendem um pano e fazem pique nique!

Esses dias, por exemplo, tomei suco de xarope de limão, com morango e banana congelada. Adorei! Acho que vou congelar umas bananas no Brasil pra imitar!

Mas o que eu mais gostei foi das panquecas com Maple Syrup. O Maple Syrup é um xarope, proveniente da árvore Maple. Lembra um mel, mas é menos doce. Uma delícia!!! Eles colocam nas pancakes e comem no café da manhã. Dá pra acrescentar blueberries, ou o que você quiser. O que eu mais gosto é de colocar pasta de amendoim!

comida típica Minnesota
Acho que vou levar Maple Syrup para o Brasil. Também queria levar cream cheese sabor morango, mas não sei se dá certo levar isso no avião. As vezes também tem aí, né? Se tiver, me avisa, porque é muito delícia!



comida típica Minnesota
Comi as panquecas nesse restaurante, que é meio um trailer. Ele funciona desde 1939!





Outro docinho que gostei foi o famoso marshmallow. Não é só coisa de filme, é realmente tradicional em acampamentos! Eles colocam os marshmallows em gravetos, na fogueira. Quando o marshmallow tá tostadinho por fora e mole por dentro, eles colocam no meio de uma bolacha doce, com um pedaço de chocolate. Fica muito gostoso porque o chocolate derrete com o calor do marshmallow. Comi a noite inteira!!! 

Mas o prato tradicional mesmo de Minnesota é o wild rice. O sabor parece de uma canja, só que a textura é mais grossinha. 

comida típica Minnesota
Wild Rice de Minnesota!




Como boa brasileira, em casa, comia arroz e feijão quase todos os dias, então é algo que faz falta. Semana passada mesmo, eu tava louca para comer um arrozinho! O jeito foi ir num restaurante chinês, mas confesso que achei muito temperado, não gostei tanto. Por sorte, aqui na casa que estou morando o pessoal quer aprender muito sobre o Brasil, então até encontraram um top 15 comidas brasileiras e estão empenhados em fazer algumas delas. 

Na semana passada, eles fizeram pão de queijo e já me avisaram que vão tentar fazer caldo de feijão. Retribui com um brigadeiro que foi servido para alguns amigos deles.  Todo mundo falou que tinha adorado, que o sabor era ótimo e perguntaram como eu fazia esse doce tão gostoso!  #chupaJamieOliver, hehehhe."

A Fer termina a viagem em umas duas semanas. Para quem gostou, até lá, ela tá contando um pouco do que vê no blog Vi(ver) na Cidade!
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe sua opinião sobre esse post ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...