quinta-feira, 1 de março de 2012

Alemanha: Oktoberfest


Em Setembro do ano passado (2011), estive na Alemanha à convite de uma amiga de lá, que conheci quando morei em Buenos Aires. Nos nossos tempos de Argentina (ah, que época boa), ela pôde ver muito bem o quanto eu (e a maioria dos brasileiros) têm paixão por uma cerveja geladinha! Então, assim que soube que viria ficar em Portugal por um ano, ela me convidou para ficar em sua casa, em Augsburg, cerca de uma hora de Munique, onde o tão idolatrado OKTOBERFEST rola todo ano! YEYYY!

Mesmo tendo indo pra outros lugares e festas depois, esse ainda é o passeio que eu mais gostei de ter feito, e no fim das contas, não faz mal falar sobre isso só agora, já que tem que rolar uma preparação pra festa, né? Ah, claro que ficar na casa de algum amigo te faz economizar bastante e ter muito mais bom humor durante a viagem – quem está sempre com a malinha da Ryanair pra cima e pra baixo sabe bem disso!  - sobra mais dinheiro para as lembrancinhas, para entrar em um museu ou outro que você talvez não entrasse por economia, e neste caso específico, para tomar mais cerveja, =))) já que cada caneca de 1L custava 8 Euros!!!

Bom, vou explicar mais ou menos qual foi minha trajetória até lá. Peguei um voo aqui de Porto para o Aeroporto de Memmingen, pela Ryanair. Eu lembro que na época não paguei barato pelo trajeto, porque já estava muito em cima da hora, mas pesquisei hoje e os preços ainda estão muuuuito baixos para as datas do festival em 2012 (de 22 de Setembro a 09 de Outubro). Bom, para quem chega em Memmingen, tem que pegar uma trem para ir até Munique, a ida custa cerca de 20 Euros e dá para checar os preços e horários exatos aqui ó. Já que tem isso de pegar trem, às vezes vale mais a pena ir de Easy Jet, que geralmente oferece vôos ligeiramente mais caros, mas vai mais frequentemente para aeroportos maiores, como o Munique, e aí não há necessidade de pagar trem até a cidade, captou? Eu acabei indo para Memmingen porque minha amiga foi me buscar hehe e ficava melhor pra todo mundo!

Não sei se eu fui a única pessoa a pensar isso, mas eu achava que era preciso pagar para entrar na festa, mas não! Quando a gente sai do metrô, já está dentro e aí é só tentar não se perder dos seus amigos, encontrar um lugar para se acomodar e começar a bebedeira! No dia em que eu fui, o sol estava MUITO forte, o lugar estava bem cheio e a maioria das pessoas (turistas ou não) estava vestida de acordo com a tradição, uma gracinha! Uma das primeiras coisas que se nota, é a muvuca que fica na entrada das tendas das cervejarias mais populares do festival. Tentamos entrar em alguma delas por cerca de uma hora, mas depois desistimos, porque tinha muito empurra-empurra (sim, na Alemanha!), segurança gritando "Step back" e coisas do tipo. Mas, se você também não conseguir entrar em uma das tendas, ou simplesmente não se importa com isso, pode sentar em alguma das váárias mesas espalhadas pelo local e pedir sua cerveja a algum dos vários garçons que ficam indo e vindo com canecas e mais canecas. 


Conversando com um amigo brasileiro que está morando na Alemanha, que conseguiu entrar em uma das tendas, ele me contou que só conseguiu entrar porque estava vestindo uma camisa do Brasil, e - olha que sorte! - entre as garçonetes que estavam escolhendo quem entrava, havia uma que tinha morado no Brasil, ou seja, o coração bateu mais forte quando viu eles, né? Hahaha #ficadica ... Mas afinal, o que tem nessas tendas? Bom, há comida típica alemã e as cervejas vendidas alí, são diferentes porque foram especialmente fabricadas para a Oktoberfest. Além disso, pode acontecer de rolar showzinhos com música e dança típicas. Detalhe: a comida é servida somente no almoço e no jantar, se você sentir fome nesse período, tem que sair para comprar nas barraquinhas espalhadas do lado de fora, mas esqueça a hipótese de recuperar seu lugar, OOOU, você pode preparar a farofa, fingir que está indo pra praia e levar pra dentro da tenda, como fazem os alemães! Nesse link aqui dá pra ter uma noção das tendas mais populares e o que esperar de cada uma, além de link para reservar uma mesa e pular toda a parte chata de TENTAR entrar em alguma delas!

Guilherme (1º da esquerda p/ direita), os amigos e a garçonete agraciada! HAHA


À esquerda: afesta ao anoitecer; À direita de cima para baixo: Eu e Simone; Garçonete mostrando toda a habilidade; Eu e amiguinhos novos!

 
Ah, se você não estiver se sentindo meio zonzo e ainda quiser mais emoção, pode ir nos brinquedos espalhados, haha, rola tipo um parque de diversões no meio daquilo tudo! =) 
 
O triste é que vai chegando a noite, e tudo pára impreterivelmente às 23hs! E não tem jeito, porque eles vão fazendo um "arrastão" e convidando todos à se retirar Ahahaha, mas tudo bem, porque no dia seguinte tudo começa de novo às 9hs da manhã! =)

Detalhe: a Simone, boa alemã e frequentadora da Oktober que é,  me disse que geeeralmente os finais de semana são divididos assim: No primeiro, os turistas australianos e estadunidenses predominam; no segundo, é a vez dos italianos (eu fui nesse, e sério, me senti na Itália!); no terceiro, uma mescla de nacionalidades, já que é também mais tranquilo.


Alguém aí está pensando em ir pra lá agora em 2012??? Expectativas??? Let's share :)

Beijos!

Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe sua opinião sobre esse post ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...